sexta-feira, 19 de maio de 2017

Tiramisù

O tiramisù, "levanta-me" ou "puxa-me para cima", assim chamado por ser muito energético, é uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária de Treviso, região de Vêneto, e que consiste em camadas de biscoitos de champagne embebidas em café e um creme à base de queijo mascarpone, ovos, açúcar, vinho do tipo Marsala e polvilhadas com cacau em pó.
A nossa receita é uma variação, uma vez que, substituímos o vinho Marsala por whiskey.
O tinamisù é uma sobremesa muito apreciada e bastante mais fácil de fazer do que parece. Só tem um segredo, deve ser feita com antecedência, pelo menos 8 horas de frio.
A solidez do tiramisù é controlada pela quantidade de ovos, mais ovos mais cremoso, menos ovos mais sólido.

Esta receita têm vídeo!


Resultado de imagem para tiramisu






Ingredientes:

4 ovos médios ( 3 ovos grandes)
1 embalagem de 250 g queijo mascarpone
5 colheres de sopa de açúcar
meia vagem de baunilha
250 ml de café forte, bem quente e ligeiramente adoçado
300 g de palitos champanhe
uma a duas colheres de sopa de whiskey (opcional)




Separar a gemas das claras, bater as claras em castelo bem firme.
Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme bem fofo, misturar o queijo mascarpone e envolver suavemente até que fique uma mistura bem uniforme, juntar as sementes de meia vagem de baunilha. Envolver também as claras em castelo suavemente de forma a não deixar escapar o ar.
Preparar o café forte, expresso ou Nescafé, e enquanto está muito quente juntar o whiskey e mexer bem para que o álcool se evapore, adoçar ligeiramente.
Numa travessa quadrada e funda, colocar uma camada de palitos champanhe molhados no café, os palitos devem ser bem escorridos para que o doce não fique aguado, metade do creme, outra camada de palitos molhados em café e finalmente o resto do creme.
Cobrir com película aderente e levar ao frio pelo menos 8 horas.
Um pouco antes de servir cobrir com cacau em pó para uma versão tradicional, é mais fácil polvilhar utilizando um passador de rede, ou para os mais gulosos com raspas de chocolate.








Sem comentários: