Pão Caseiro em 5 minutos

Rápida, é mesmo real, 5 minutos é o tempo que vos tomará esta receita.
Prática, a massa pode guardar-se no frigorífico e quando necessitarem é só retirar uma parte, descansar enquanto o forno aquece e cozer.
Saudável, esta receita só leva quatro ingredientes, farinha, água, fermento e sal.




Ver vídeo


Ingredientes:
6 e meia chávenas de farinha de trigo T65
3 chávenas de água tépida
1 pacote de fermento de padeiro liofilizado
1 colher de sopa de sal ( mal cheia)


Material:
Uma caixa de plástico com tampa com capacidade para 3 litros
Colher de pau
Uma pedra para cozer pizza, ou um tabuleiro  metálico de forno
Um tabuleiro metálico fundo para colocar no forno

Método:
Na caixa de plástico colocar a água tépida e misturar o fermento com a colher de pau até dissolver.
Juntar a farinha, (as medidas devem ser rasas), e a colher de sal. Mexer bem com a colher até que toda a farinha desapareça.
Alise a superfície e coloque a tampa, deixe uma ponta aberta.
Deixe levedar no mínimo por duas horas, até que dobre o volume ou uma noite inteira, já experimentámos todas as versões e todas funcionaram.
Pode cozer já ou coloque a caixa fechada (com a ponta aberta) no frigorífico até necessitar.

Cozedura:
No dia que necessitar do pão, ligue o forno a 220ºC, coloque a pedra de pizza, ou o tabuleiro metálico a meio do forno e no fundo do forno um recipiente metálico.
Polvilhe a massa ainda dentro da caixa com farinha, e as mãos, para que não se pegue, e retire uma bola do tamanho de uma meloa pequena. Arredonde levemente com as mãos para que as bolhas de ar não se perdam, coloque numa tábua de madeira polvilhada com farinha ou sémola de milho, dando a forma que prefiram, polvilhar a massa com farinha e cobrir com um pano
Deixar descansar idealmente 40 minutos.
A massa não irá crescer não se preocupem, fazer um cortes à superfície, paralelos ou quadrados, o que mais gostarem.
Colocar no forno, fazendo a massa deslizar para a pedra ou tabuleiro, e colocar um copo grande de água no tabuleiro, o objectivo é criar vapor. Baixar a temperatura do forno para os 205ºC.
Dependendo do tamanho do pão, levará entre 25 a 35 minutos a cozer.

Dicas:

  1. A farinha mais apropriada é a T65, mas já experimentámos T55 ( que é uma farinha mais fina) e também resultou bem. Não podem é utilizar farinha com fermento.
  2. A marca de fermento que utilizámos tem a quantidade certa em cada pacote 11 g, se utilizarem outra marca corresponde a uma e meia colher de sopa.
  3. A caixa onde leveda deve ficar com uma ponta aberta senão poderá explodir com os gases que se formam durante a levedação.
  4. Quanto mais longa a levedação mais saborosa fica a massa. Quanto mais quente a água mais rápida será a levedação, um dado importante se estiverem com pressa.
  5. Para retirar a massa da caixa de plástico cortem à volta com uma faca, desta forma será mais fácil retirá-la da caixa sem rebentar as bolhas de ar.
  6. A massa pode ser cozida logo que levede e dobre de volume, mas é mais fácil da manipular depois de refrigerada.
  7. A massa dura cerca de uma semana no frigorífico.
  8. Ter o tabuleiro ou a placa para pizza bem quente dentro do forno ajuda a criar a côdea e a crescer rapidamente.
  9. O recipiente a colocar no fundo do forno também deve estar bem quente e a água bem fria, o vapor que se gera ajuda a criar uma côdea super estaladiça.
  10. A utilização de sémola de milho na tábua de madeira ajuda muito a deslizar a massa para o forno, mais do que a farinha. Não usem uma tábua de plástico porque se tocarem no tabuleiro ou na placa a tábua derrete.
  11. Apesar de delicioso quente, este pão é ainda melhor frio, a verdade é que aqui em casa tivemos dificuldade em deixá-lo arrefecer.
  12. Para quem gosta de côdea estaladiça dois pães pequenos funcionam melhor que um pão grande.
  13. Uma colher de sopa de sal bem cheia faz um pão com sabor a sal, aconselhamos uma colher mal cheia, mas testem até acertar o vosso gosto.
Experimentem e coloquem as vossas questões, prometemos melhorar as dicas.






Sem comentários: