segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Caril de Paneer




Quem conhece o nosso blog sabe que adoramos comida indiana e  que pensávamos experimentar uma receita com panneer, um dos nossos favoritos em restaurantes indianos.

Paneer ( pronuncia-se [pəniːr] ) é um queijo fresco comum no subcontinente indiano, especialmente na Índia, é um queijo não curado, que não derrete, obtido pela adição de um ácido ao leite quente, separando depois a coalhada e o soro.

Depois de feito o queijo conserva-se no frigorífico por alguns dias, ou pode ser congelado. 
Depois de marinado, com o Panner podem elaborar imensas receitas, espetadas grelhadas com legumes, caril com espinafres ou com um molho de tomate e caril.
Não parece mas é um processo bastante rápido se tiver tudo à mão, são 10 a 15 minutos.







Ingredientes:

Para o Panner:
3 litros de leite Vigor gordo, com outros leites não resulta bem
Sumo de um limão grande



Para o caril:
Pasta de caril do Aldi ou Pataks
1 lata de leite de coco
Cebola picada
Alho picado
Tomate maduro fresco ou enlatado
Coentros picados


Resultado de imagem para paneer how to makePreparar o Panner:
Deve ser na véspera ou alguns dias antes.

Começar por espremer o limão para uma taça.
Colocar os 3 litros de leite numa panela grande e deixar ferver, assim que ferver, baixar o lume e juntar um pouco do sumo de limão sempre a mexer deixar ferver durante 1 minutos, juntar mais um pouco do sumo de limão mexendo sempre deixar ferver e repetir a operação até que esgote todo o sumo de limão e o leite se tiver transformado em coalho e uma água esverdeada.


Resultado de imagem para paneer how to makeColocar um pano fino num passador, escorrer, deixar arrefecer um pouco e espremer bem dentro do pano.
Moldar em forma de um queijo baixo, envolver bem no pano e colocar sobre uma superfície perfurada, pode ser o passador, com um peso em cima, por ex. uma panela ou um almofariz de pedra, deixando toda a noite a escorrer.
No dia seguinte de manhã deverá estar firme, envolver em película aderente e colocar no frigorífico onde poderá ficar por vários dias, podendo também congelar.

Preparar o caril:
Na altura de preparar o caril, cortar o panner em cubinhos, temperar com pasta de caril e deixar marinar por 5 a 10 minutos.
Entretanto preparar o molho.


Refogar a cebola e o alho em azeite até ficar bem transparente, juntar uma colher de pasta de caril, juntar o tomate em pedaços pequenos, deixar ferver e juntar o leite de coco, temperar de sal e picante.
Mexendo de vez em quando deixar cozer durante 10 minutos.
Entretanto, aquecer bem uma frigideira grande com um pouco de azeite e saltear os cubinhos marinados de paneer até que fiquem bem dourados.
Quando o molho estiver cozido, poderá ficar  rústico com os pedaços de tomate visíveis ou passa-lo com a varinha mágico, juntar o paneer,  deixar ferver um minuto misturando suavemente, guarnecer com coentros e servir com arroz basmati, uma salada e pão naan.

Sem comentários: