Arroz doce expresso

31 de Julho de 2015

Arroz Doce Expresso

Este arroz doce apenas exigirá 5 minutos de atenção, uma vez que tem um  truque para não precisar de ser mexido durante imenso tempo depois de adicionar o leite e esperar que este evapore. E o truque não é uma bimby!




Ingredientes:
uma chávena de arroz de risoto arborio ou carnoli;
uma colher de sopa de manteiga;
casca de limão;
pau de canela;
uma vagem de baunilha para um sabor diferente;
uma pitada de sal;
três gemas, a próxima receita será para aproveitar as claras;
canela em pó;
uma lata de leite condensado;
um pacote de natas;
três colheres de sopa de açúcar só para os muito gulosos.

Coloque o arroz a cozer com 6 chávenas de água, a casca de limão, a colher de manteiga, o pau de canela, as sementes da vagem de baunilha e a pitada de sal.


Misture bem e deixe em lume brando sem mexer até a água evaporar (15 minutos aproximadamente). Coloque uma porção de água a ferver de reserva para o caso do arroz não estar cozido quando a água evaporar.
Verifique se o arroz está cozido, deve estar mesmo a desfazer-se, se não estiver, junte uma chávena de água a ferver, mexa e deixe que novamente evapore. Mexa, prove e repita o processo de juntar mais uma chávena de água se não estiver cozido. Para a próxima já sabe, para a qualidade de arroz que está a utilizar, a quantidade de água a adicionar no início e poupa este tempo.

Quando estiver cozido, mesmo a desfazer-se, desligue o lume e numa taça misture o leite condensado com as gemas e as natas. A vantagem de utilizar leite condensado é que estamos a cortar o tempo em que esperamos que o leite evapore, que tem de ser feito sempre a mexer, além de que já tem o açúcar. As natas melhoram o sabor e a cremosidade.
Atenção para os muito gulosos, e já tivemos opiniões de dois "gulosíssimos", é necessário juntar mais 3 colheres de açúcar. Misture com o arroz, mexa bem e leve a lume muito brando até cozer as gemas, por 3 minutos e sempre a mexer.


Retire o pau de canela, a casca de limão, decore com canela e, por fim sirva!



1 comentário:

Vera disse...

Com as 3 colheres extra fica optimo!